segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Prefeitura de Sousa segue com o intenso trabalho de corte de terras da zona rural.

 

A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, segue com o trabalho de corte de terras, visando beneficiar os agricultores do município.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Miguel, nesta etapa a Comunidade Jatobá foi contemplada com essa importante ação, que facilita o preparo do solo para o plantio, garantindo melhores condições para a produção agrícola local.

O secretário ainda enfatizou que essa medida é fundamental para melhorar a qualidade do solo, proporcionando um ambiente mais favorável para o cultivo e contribuindo para o aumento da produtividade.

Jaime Miguel também informou que o cadastramento continua sendo realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 8:00 às 12:00. Ele ressaltou que o processo de cadastro é fundamental para o mapeamento das áreas e para garantir a continuidade do cronograma das atividades, assegurando que todos os produtores que necessitam do corte de terras sejam atendidos de forma organizada e eficiente.



Prefeitura de Sousa segue com a realização do Censo dos Servidores Públicos do município.



 

A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria de Administração, segue com o Censo dos Servidores Públicos do município. O recadastramento está sendo realizado no Cinema Municipal, localizado no Centro Histórico Cultural Professora Dodora. O processo será dividido em duas etapas: até o dia 17 de janeiro, para servidores inativos (aposentados e pensionistas), e de 20 a 24 de janeiro de 2025, para servidores ativos. O atendimento ocorre em horário ininterrupto, das 08:00 às 17:00 horas.

O Censo é regulamentado pelo Decreto nº 903, publicado em 1º de janeiro de 2025 na Gazeta de Sousa, que obriga a participação de todos os servidores públicos efetivos, sejam ativos, inativos ou pensionistas, da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal. O objetivo principal é a atualização dos dados funcionais e pessoais de todos os servidores, informações essas que serão essenciais para o planejamento e execução de projetos e atividades da administração pública municipal, visando a melhoria e qualificação do quadro de pessoal.

Além disso, o censo inclui todos os servidores, inclusive aqueles licenciados, permutados, cedidos a outros órgãos ou entidades, ou afastados por férias ou outros motivos. A participação é obrigatória para todos.

Além responder um questionário, no ato do recadastramento os servidores precisam apresentar cópias dos seguintes documentos:

    1. RG – Carteira de Identidade;
    2. CPF – Cadastro de Pessoa Física;
    3. Título de Eleitor;
    4. Comprovante de Residência atualizado – conta de água, energia, telefonia, etc.;
    5. PIS/PASEP;
    6. Portaria de Nomeação;
    7. Contracheques – últimos 3 (três) meses;
    8. Comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo, se for o caso;
    9. Certidão de Nascimento ou de Casamento, quando for o caso;
    10. Sentença Judicial ou Declaração de União Estável, se for o caso;
    11. Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos, quando for o caso;
    12. Declaração de bens que constituem o seu patrimônio;
    13. Declaração de exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. 

    A pedido do prefeito Helder Carvalho, vereador Abel Sales, ouve moradores e busca soluções viáveis.

    Moradores do núcleo habitacional 2, teriam procurado o gabinete do vereador Abel Sales, no intuito de resolver um problema relacionado ao esgotamento sanitário, segundo moradores as águas das ultimas chuvas não estão sendo escoadas e esta trazendo problemas a população. 

    A pedido do prefeito da cidade de Sousa-PB, Helder Carvalho, o vereador dirigiu-se ate a comunidade em companhia do técnico do DAESA o senhor (Didi)  onde foram muito bem recebidos pelos moradores. A comunidade vem sido assistida de perto pela gestão municipal, recentemente uma adutora foi instalada na comunidade, onde os cidadães recebem em suas torneiras água tratada e de qualidade.

    O técnico do do DAESA (Didi) teria estudado todo o ambiente para fins de encontrar a solução que venha a sanar o problema dos moradores da localidade.

    O SERTÃO NOTICIAS noticias visitou a comunidade e ouviu moradores: ''Com as ultimas chuvas que caíram aqui em nossa comunidade, percebemos que a água não estava escoando, então tivemos a ideia de procurar Abel Sales e buscar dele e do prefeito Helder carvalho uma solução.''

    O vereador reafirma seu compromisso e também do prefeito Helder Carvalho com os moradores da cidade de Sousa e zona rural. Em sua fala o vereador afirma: Conheço cada canto de minha querida cidade, e ao lado de Helder Iremos buscar resolver cada necessidade das comunidades, sempre somos bem recebidos e isso mostra o trabalho que a gestão vem tendo em favor do povo"


    terça-feira, 14 de janeiro de 2025

    Vereador Abel Sales atende população em seu gabinete neste dia 14/01.


     O vereador Abel Sales (PSB) popularmente conhecido por irmão do povo, vem trabalhando desde os primeiros dias do mês de janeiro. “ Estou com as portas abertas para receber a população e lutar pelos seus anseios, em prol da coletividade e do bem comum.” 

    Abel Sales disputou pela primeira vez e foi eleito com 1.213 votos.  Nascido no alto do Cruzeiro, Abel passou  parte de sua infância também na várzea da Cruz, onde criou inúmeros amigos.  Político nato, seu sonho de infância sempre foi ser vereador na sua cidade e trabalhar pelas comunidades, jovem humilde, diz está apto para iniciar esse novo ciclo, onde, tem uma missão ao lado do prefeito Helder Carvalho (PSB) de trabalhar por sousa e pelos sousenses. 

    Em importante avenida no bairro Frei Damião, DAESA inicia trabalho de esgotamento sanitário para evitar obstruções em tubulações.

    A Prefeitura de Sousa, por meio do Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa (DAESA), está desenvolvendo um trabalho de esgotamento sanitário no bairro Frei Damião.

    A iniciativa tem como objetivo prevenir obstruções em outras redes de esgoto, minimizando impactos negativos para os moradores, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

    O superintendente do DAESA, Inojosa Primeiro Neto, ressaltou a relevância dessa ação, que visa melhorar as condições de saneamento e trazer benefícios diretos à comunidade.

     "Como estamos iniciando a quadra invernosa, nosso objetivo é evitar transtornos às famílias, garantindo que o sistema de esgoto funcione de maneira eficiente e sem obstruções", pontuou Inojosa Neto. 

    Em Sessão solene de abertura do 1º biênio, diretor do IFPB (CHICÃO) solicita auxilio ao poder publico municipal.

      Em |Sessão solene de abertura do 1º período legislativo de 2025, a casa Otacílio Gomes de Sá recebeu os vereadores, o prefeito Helder carv...